Início
Bem-vindo!
Alimentos saudáveis e salutares para a sociedade e ao meio ambiente PDF Imprimir E-mail
Qui, 14 de Julho de 2016 16:34

Por

Roberta M. Züge, Medica Veterinária, Mestre e Doutora.

Membro do Conselho Científico de Agricultura Sustentável.

Sócia Ceres Qualidade

 

A Agropecuária sofreu diversas mudanças, notadamente após o final da II Guerra Mundial. A produção de alimentos e fibras demonstrou um incremento grande, pelas novas tecnologias empregadas, mecanização, utilização de insumos químicos, da especialização e algumas políticas para favorecer a maximização da produção. Apesar de estas mudanças terem proporcionado um efeito positivo e até, certa redução de alguns riscos, outros problemas também foram desencadeados como; o esgotamento solo, contaminação das águas, declínio da agricultura familiar, negligência de condições de vida e de emprego para os trabalhadores rurais, aumento dos custos de produção, e a desintegração das condições econômicas e sociais nas comunidades rurais.

 

Para o consumidor, eminentemente das cidades, sanadas as necessidades primárias de volume de produção, quando o acesso aos alimentos, principalmente, as proteínas de origem animal atingiu grande parte da população dos países desenvolvidos e têm chegado à mesa, com frequência, de muitos consumidores de países emergentes, outros requisitos estão sendo solicitados, ou mesmo exigidos, como premissa de comercialização.

 

Última atualização em Qui, 14 de Julho de 2016 16:38
Leia mais...
 
Palestra sobre as boas práticas na produção leiteira PDF Imprimir E-mail
Dom, 10 de Julho de 2016 14:14

Fórum das Cadeias Produtivas debateu a bovinocultura de leite, nesta quinta-feira (7 de julho). Entre os temas apresentados estão a produção leiteira, relacionadas às boas práticas agropecuárias. N

 

A veterinária Roberta Mara Züge, da Ceres Qualidade (Paraná), durante a palestra “Boas práticas na produção leiteira”, apresentou uma série de cuidados que os produtores precisam estar atentos, para uma gestão de qualidade. Entre eles, o treinamento dos funcionários; armazenamento correto dos alimentos, remédios e produtos químicos; sensibilização para o uso de EPI; controle de dejetos; e rastreabilidade dos procedimentos.

 

 

Roberta Züge comentou que as técnicas existem, porém, precisam ser aplicadas. “Quando de fala de boas práticas, acaba sempre em mudar hábitos que as pessoas têm dentro das propriedades. Não é fácil mudar hábitos, o que se faz rotineiramente. Preconizamos que as mudanças sejam feitas gradativamente. Entre fazer o certo e o errado a diferença é pequena, agora você ter que refazer, o serviço é bem maior”, destacou.

 

Os conceitos de boas práticas podem ser também acessados pelo curso que será ministrado pelo Milkpoint. Neste, a Dra. Roberta Züge explana sobre os requisitos de BPA que permeiam as normas de processos de certificação de leite.

 

 

Saiba mais no link Certificação de Leite

Última atualização em Dom, 10 de Julho de 2016 14:25
Leia mais...
 
União e governo paranaense terão que indenizar pecuarista por abate de gado contaminado PDF Imprimir E-mail
Seg, 16 de Maio de 2016 11:07

A União e o estado do Paraná terão que indenizar um pecuarista da região de Francisco Beltrão, sudoeste paranaense, que teve que sacrificar 29 cabeças de gado contaminado por tuberculose. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e foi proferida na última semana.

 

Os bovinos foram abatidos pelo órgão de vigilância sanitária estadual para evitar que a doença se propagasse para outros animais. Após o sacrifício, o proprietário dos animais ajuizou ação solicitando indenização pelos prejuízos.

Última atualização em Ter, 05 de Julho de 2016 09:44
Leia mais...
 
Prêmio Impacto PDF Imprimir E-mail
Ter, 05 de Julho de 2016 09:21

Prêmio Impacto 2016: conheça o trabalho da finalista Roberta Zuge

 

Estamos na segunda fase de votações para o Prêmio Impacto MilkPoint 2016, que tem como objetivo valorizar profissionais que contribuem para a melhoria da atividade leiteira no Brasil.

 

Os 5 finalistas foram escolhidos entre 14 profissionais de destaque, por votação aberta no site. As votações da segunda etapa terminam no dia 15 de julho, às 9h00, e o vencedor será conhecido durante a cerimônia de abertura do Interleite Brasil 2016, que acontecerá em Uberlândia/MG, nos dias 3 e 4 de agosto.

 

Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Roberta Züge, finalista do prêmio:

 

 

Última atualização em Ter, 05 de Julho de 2016 09:43
Leia mais...
 
Consulta Pública PDF Imprimir E-mail
Sáb, 14 de Maio de 2016 11:13

Mapa abre consulta pública para projeto de instrução normativa sobre controle do mormo

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) submeteu à consulta pública pelo prazo de 30 dias, a contar desta quinta-feira (12), o projeto de instrução normativa que estabelece as diretrizes para a prevenção, controle e erradicação do mormo, doença infecciosa que ataca principalmente equinos.

Última atualização em Seg, 16 de Maio de 2016 11:15
Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 5 de 75.

Who's Online

Nós temos 31 visitantes online
CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla! | Joomla hosting by SiteGround