Início
Bem-vindo!
Workshop discute ações para uma pecuária sustentável PDF Imprimir E-mail
Qui, 27 de Agosto de 2009 13:11

Especialistas, produtores, governo e sociedade civil apresentam soluções para conter o aumento das emissões de gases do efeito estufa causadas pela pecuária, durante o Workshop Internacional sobre Soluções para o Desmatamento e Emissões de Gases de Efeito Estufa Causadas pela Expansão da Pecuária, que aconteceu em São Paulo (SP).
O evento foi precedido por uma visita de um grupo de especialistas a fazendas do Acre que são exemplos de pecuária lucrativa e sustentável na Amazônia. "Esses empreendimentos destoam da realidade da maioria das propriedades rurais da Amazônia. Eles tiveram, em 2008, um lucro de 40% a 47%", explica Roberto Smeraldi, diretor da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.
De acordo com Smeraldi, "trazer esses e outros elementos são importantes para começar a discussão com os temas de financiamento e políticas de compras, levando-se em conta que essas políticas não se limitam apenas aos aspectos ambientais".
Para o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Acre, Judson Valentim, o discurso de que a questão financeira impediria a mudança do paradigma para uma pecuária menos devastadora não é real. "Na realidade, quando se aumenta a produtividade, o custo pela tecnologia - em proporção ao número de animais criados - é menor".

Leia mais...
 
Embrapa articula projetos em pecuária de corte com Venezuela PDF Imprimir E-mail
Qua, 26 de Agosto de 2009 13:48

Desde 2008, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolve na Venezuela mais um programa de cooperação técnico-científica internacional, em formato semelhante ao desenvolvido pela Embrapa África em Gana. Com foco e prioridades em ações de transferência de tecnologia, o Escritório de Negócios, localizado em Caracas, busca fortalecer o setor agropecuário do país vizinho.

Para contar com os produtos e os serviços desenvolvidos pela Empresa, a iniciativa tem o apoio dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de Relações Exteriores. A equipe da Embrapa Venezuela que articula no país é composta pelos especialistas Elias de Freitas Júnior - coordenador e Edison Antonio Bolson. A atuação tem ainda suporte em um acordo bilateral com o Instituto Nacional de Pesquisas Agrícolas da Venezuela (INIA). 

 

Última atualização em Qua, 26 de Agosto de 2009 13:56
Leia mais...
 
Workshop discute como aumentar a produtividade e reduzir impactos da pecuária PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Ter, 25 de Agosto de 2009 11:47
Evento será realizado entre os dias 24 e 27 deste mês

Entre 24 e 27 de agosto os desafios para conciliar o aumento da produtividade da pecuária e reduzir os desmatamentos e a emissão de gases de efeito estufa na Amazônia, como resposta às crescentes demandas no Brasil e nos mercados globais por mecanismos que assegurem maior sustentabilidade a esta atividade, estarão na pauta de discussão de instituições nacionais e organismos estrangeiros. O Workshop Internacional sobre Soluções para o Desmatamento e Emissões de Gases de Efeito Estufa Causadas pela Expansão da Pecuária na Amazônia, realizado em duas etapas, no Acre e em São Paulo, visa estabelecer um diálogo entre os vários atores da cadeia pecuária, na busca por alternativas para tornar a atividade mais pro  dutiva e sustentável.

Organizado pelas entidades Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Aliança da Terra, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Forest Footprint Disclosure, Greenpeace, National Wildlife Federation e Global Canopy Programme, o evento tem a cooperação da Embrapa e Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade. Participam representantes dos setores agropecuário, agroindustrial, financeiro e comercial, universidades e centros de pesquisa, governos e organizações da sociedade civil.

 

Leia mais...
 
Encontro de Controladores de Leite da ABCZ enfoca a padronização do serviço. PDF Imprimir E-mail
Ter, 25 de Agosto de 2009 16:38

Com o intuito de padronizar o serviço de Controle Leiteiro em todo o país, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou nos dias 22 e 23 de agosto o 2º Encontro Nacional dos Controladores de Leite. O evento aconteceu no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e reuniu 62 controladores.

No primeiro dia, eles tiveram aulas teóricas sobre avaliação linear, sobre avaliação genética e fizeram a revisão do regulamento do Controle Leiteiro, serviço prestado pela associação nos rebanhos zebuínos de aptidão leiteira. Os dados coletados nas fazendas pelos controladores durante a pesagem da produção de leite das fêmeas são usados para a elaboração do Sumário de Touros, uma importante ferramenta de seleção animal. As palestras foram ministradas pelos técnicos da ABCZ Rodrigo Macedo e Enilice Garbelinni e pela professora da Unesp Lenira El Faro.

 

Última atualização em Ter, 25 de Agosto de 2009 16:46
Leia mais...
 
Entrevista: O dono da exportação de leite PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Sáb, 22 de Agosto de 2009 08:28

Alfredo de Goeye é sócio da Serlac, responsável por metade das exportações lácteas do Brasil. Em entrevista à ANBA, ele diz que comércio exterior é relação de confiança e que dá para vender na crise.
São Paulo – Sócio da empresa que é responsável por boa parte da exportação brasileira e com 30 anos de estrada no mercado internacional, o empresário Alfredo de Goeye revela que a receita de uma boa venda externa está no relacionamento humano.

Em entrevista à ANBA, em sua casa, se recuperando de uma cirurgia, Goeye diz: “Hoje eu vejo claramente que o que a gente constrói em cima de relacionamentos saudáveis, dá fruto.” O empresário é um dos três donos da Sertrading, uma das maiores tradings do Brasil, e, trabalhando na Cotia Trading, entre 1979 e o ano 2000, acompanhou as primeiras incursões de produtos manufaturados e semimanufaturados do país no comércio internacional.

A Sertrading movimentou, no ano passado, US$ 1,3 bilhão, dos quais US$ 400 milhões foram exportações. A empresa tem sob o seu chapéu a Serlac, a companhia que inventou a exportação de leite do Brasil. “O Brasil era grande produtor e também importador de leite. E a gente achou que poderia exportar”, conta. Isso foi em 2002.

Hoje o país é o oitavo maior fornecedor mundial de lácteos. Goeye fala que viu ocorrer o aumento nas vendas do Brasil para os países árabes e afirma que crise não é impedimento para o comércio. “Tem que buscar oportunidades. Se não há ali neste momento, buscar em outro. Aí está a beleza do comércio exterior”, afirma. Veja abaixo os principais trechos da entrevista de Alfredo de Goeye para ANBA:

Leia mais...
 
« InícioAnterior61626364656667686970PróximoFim »

Página 70 de 77.

Who's Online

Nós temos 509 visitantes e 1 membro online
CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla! | Joomla hosting by SiteGround