Início Produção Integrada Material A certificação da produção integrada como modelo de programa para fomentar as Boas Práticas Agropecuárias
A certificação da produção integrada como modelo de programa para fomentar as Boas Práticas Agropecuárias PDF Imprimir E-mail
Sex, 12 de Outubro de 2012 11:48

Em Puerto Iguazu, entre os dias 10 e 11 de outubro, na Argentina, foi discutida a proposta para harmonizar as diretrizes de boas práticas agropecuárias, durante a III Seminário de Boas Práticas Agrícolas para Países do Mercosul. Este debate deu continuidade à reunião de 2011, quando foram constatados graus diferenciados no avanço de boas práticas nos países da América Latina. Essa troca de experiência pode consolidar critérios oficiais conjuntos, entre os países, para fortalecer o mercado interno.

O Evento foi uma iniciativa do IICA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, em parceria com os governos dos países do Mercosul. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, está encabeçando os trabalhos e tem sido muito requisitado para apresentar os resultados encontrados. A oficina de trabalho contou com representes de país do Mercosul e convidados para o debate e troca de experiências sobre Boas Práticas Agrícolas (BPA), como a harmonização de um protocolo único de BPA que atenda os países participantes no comércio de produtos agrícolas.

 

Apesar do Brasil ainda estar caminhando neste sentido, verificou-se que o modelo brasileiro  está sendo utilizado como diretriz  para os demais países. A PI Brasil é um sistema de produção que gera alimentos e demais produtos seguros e de alta qualidade, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

 

Durante o evento,  a coordenadora do projeto de elaboração da norma de certificação de leite no Brasil, a MV. Dra. Roberta Züge, realizou uma apresentação demonstrando como se realizam os processos de sensibilização, para estimular a adoção de BPAs, aos produtores no Brasil.

 

A discussão foi muito estimulante e, mesmo com todos os problemas recorrente que o Brasil tem na área, tornou-se um  modelo de diversos processos; como recolhimento de embalagens de pesticidas, o processo de viabilização dos programas de elaboração de normas de certificação na agropecuária, de sensibilização de produtores, entre diversos outros pontos.

 

O evento  foi finalizado com grande entendimento e novas diretrizes e, com certeza, o Brasil estará trabalhando em parcerias com estes países, pois, verifica-se que os processos que estão sendo construindos, as normas de certificação na agropecuária, estão sendo valorizadas e utilizadas como modelos para serem harmonizados com os demais países do Mercosul.

 

Última atualização em Qui, 21 de Fevereiro de 2013 17:33
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!