Início Leituras Recomendadas Livros Consultoria, Assessoria e Diagnóstico
Consultoria, Assessoria e Diagnóstico PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Janeiro de 2013 20:29

 

 

 

CONSULTORIA, ASSESSORIA E DIAGNÓSTICO

  • GESTÃO INDUSTRIAL

Programas 5S e 8S

Implantação e avaliação de indicadores de desempenho

Assessoria para implantação de gestão de riscos - NBR ISO 14971

Avaliação, redefinição e otimização de processos (agroindústria, alimentos e embalagens)

Avaliação e otimização de lay-out produtivo (agroindústria, alimentos, embalagens, produtos médicos, fármacos e cosméticos)

  • GESTÃO AMBIENTAL

Avaliação da Eficiência Energética da empresa, em qualquer setor produtivo

Aplicação de Tecnologia Limpa, em qualquer setor produtivo

Consultoria em PGRS – Programa de Gestão em Resíduos Sólidos

Plano de Gerenciamento Hídrico

Consultoria em FSC (Floresta Flantada) e Cadeia de Custódia (Papel)

 

  • GESTÂO COMERCIAL E DE MARKETING

(Estritamente para os mercados de alimentos e agroindústria - atacado e varejo  - industrial e comercial.

Planejamento estratégico e plano de negócios

Desenvolvimento e planejamento de produto e famílias de produto

Desenvolvimento técnico de embalagens e rotulagem

Planejamento de marketing:  4 P´s, segmentação de mercado, plano de mídia e canais de comunicação

Planos de vendas e distribuição, alinhado a “start” da produção industrial

Marketing Sensorial

 

  • GESTÃO DA QUALIDADE

Diagnóstico, Auditoria e Consultoria nas normas ISO 22.000 e FSSC 22.000 – Alimentos e Agronegócios, PAS 96 (Bioterrorismo), PAS 223 (embalagens)

Diagnóstico, Auditoria e Consultoria em norma para Unidades Armazenadoras de Grãos.

Diagnóstico, Auditoria e Consultoria em  normas para Café, Cachaça, Ração Animal (GMP+, FAMI-QS), Produtos Orgânicos e BRC (British Retail Consortium)

Boas Práticas de Fabricação para Alimentos, Agronegócios, Produtos Médicos, Fármacos e Cosméticos

Rastreabilidade e Controle de Origem para produtos agropecuários e extrativistas

 

E, específico por área:

  • Alimentos , Agroindústria e seus insumos

Boas Práticas de Fabricação, APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Rotulagem de Produtos, Adequação Tecnológica de Produção, Análise Sensorial.

  • Produtos Médicos, Fármacos e Cosméticos (em nível industrial e farmácias de manipulação)

Boas Práticas de Fabricação, incluindo rastreabilidade

  • Embalagens para Alimentos, Produtos Médicos, Fármacos e Cosméticos

Boas Práticas de Fabricação

  • Biotecnologia: Compostagem e Balanços de Massa e Energético em Processos Biotecnológicos

 

 

 

CURSOS

 

  1. 1. Ferramentas da Qualidade (*)

Carga Horária: 12 horas

Conteúdo Programático: Histórico da Qualidade,  o que é qualidade, Ciclo PDCA, Fluxograma, Brainstorming, Técnica GUT, Folha de Verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Cartas de controle, Diagrama de causa e efeito, 5W-2H. Aplicações Práticas.

  1. 2. FMEA – Failure and Mode Effect Analysis (*)

Carga horária: 12 horas

Conteúdo Programático: Conceitos básicos do FMEA, os benefícios da sua implementação, diagrama de blocos e fluxograma de processo, formulários de apoio, aplicações do FMEA e a norma ISO/TS 16949, planejamento de projetos e processos.

  1. 3. Técnicas de Auditoria/Qualificação de Auditores Internos (*)

Carga Horária: 12 horas

Conteúdo Programático: Sistemas de Gestão da Qualidade, tipos e princípios de auditoria, Auditores: perfil e experiência necessária, termos e conceitos em auditoria, planejamento das auditorias, execução de auditorias, ações de acompanhamento, relatórios.

  1. 4. Eficiência Energética (instalações prediais e industriais)(*)

Carga Horária: 16 horas

Razões para implementar um programa de Eficiência Energética, Etapas de Implementação, o PDCA da Eficiência Energética, Cálculo do Impacto da medidas de Eficiência Energética na emissão de gases do efeito estufa, requisitos do Programa do FBI – Federal  Building Iniciative, Auditoria de energia.

  1. 5. Instrumentos de Eco-controlling e de Gestão Ambiental. Eco-balanço e Indicadores Ambientais (*)

Carga Horária: 16 horas

Objetivos, usos e tipos de eco-balanços, levantamento e avaliação de dados ambientais, Objetivos e processo de eco-benchmarking, uso e tipos de indicadores ambientais, indicadores corporativos e ambientais, exemplos e estudo de caso.

  1. 6. Produção Mais Limpa em Edificações (*)

Carga Horária: 16 horas

Características da Construção Civil – meio ambiente e o setor, Produção mais Limpa – conceitos e razões para implementação do programa, Desenvolvimento sustentável – segurança do trabalho e saúde ocupacional, Implementação do programa de Produção mais Limpa, Edificações – principais insumos, matérias primas e resíduos, Oportunidades de Produção Mais Limpa, Gerenciamento de resíduos, Estudos de caso.

  1. Interpretação e Certificação das normas para certificação em: ABIC (Café), Cachaça, PI – Produção Integrada, Produtos Orgânicos, Selo Verde, TESCO-Nature Choice.
  2. 8. Bio-Agro-Combustíveis: Fundamentos e tecnologias de produção (*)

Carga Horária: 12 horas

Visão do Mercado Energético no Brasil e no Mundo e sustentabilidade, princípios biotecnológicos em processos fermentativos: substrato, inóculo, condições de processamento, processos de produção de etanol, biodiesel e biogás.

  1. 9. Marketing Sensorial  (*)

Carga Horária: 12 horas

Conteúdo Programático: O que é marketing sensorial, os 5 sentidos e o comportamento do consumidor, técnicas de análise sensorial e o desenvolvimento de produtos,  aplicação do branding sensorial em novos negócios.

10. Certificação de Produtos Orgânicos (*)

Carga Horária: 16 horas

Conteúdo programático: Mercado nacional e internacional de produtos orgânicos, Certificações Internacionais e legislação brasileira, requisitos para certificação na produção de campo (produção animal e vegetal), agroindústria, alimentos, cosméticos e insumos, procedimentos para conversão convencional para orgânico, procedimentos para certificação.

11. Interpretação da  Norma ISO 22:000(*)

Carga Horária: 16 horas

Conteúdo  Programático: Áreas de aplicação das normas, inter-relação da normas ISO 22.000 com outras de gestão da qualidade e segurança de alimentos, estruturas da norma e detalhamento, exercício prático.

12. Boas Práticas de Fabricação para Alimentos

Carga Horária: 16 horas

Conteúdo Programático: Funções do Codex Alimentarius, Princípios gerais do Codex para higiene dos alimentos, Produção primária, projetos e instalações – fluxos lógicos, Limpeza e conservação Controle das Operações, Controle dos Perigos, matérias - primas – recebimento, controle, estocagem, equipamentos: projeto, manutenção, relacionamento com o consumidor, calibração de instrumentos,

Garantia e Controle de Qualidade, Procedimentos Padrões de Higiene Operacional – PPHO – Modelos. Elaboração de Procedimento. Monitorização. Ações Corretivas. Verificação. Registros.

13. Boas Práticas de Fabricação para Fármacos e  Cosméticos

Carga Horária:

Conteúdo Programático: Princípios gerais da legislação vigente em  cosméticos ,Resolução 210, Hábitos higiênicos (pessoal, ambiente de trabalho, produção de cosméticos), O manipulador de cosméticos e suas responsabilidades (uniformização, hábitos de higiene, organizações no ambiente de trabalho), Higienização na indústria de cosméticos(objetivos, procedimentos de limpeza e desinfecção, métodos de controle), Edificações  e instalações; Equipamentos , utensílios e utilidades; Calibração e aferição de instrumentos de processo e laboratório; Exigências para Matérias Primas e Insumos, Controle de pragas e gerenciamento do lixo,  Informações e atendimento ao consumidor, Controle de operações: controle de perigos, exigências para o recebimento de materiais, embalagens, água, documentação e registros.

14. APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (*)

Carga Horária: 16 horas

Conteúdo programático: Introdução ao Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Visão geral dos principais requisitos estatutários, regulamentares e diretrizes reconhecidas (nacionais e internacionais), princípios e códigos de práticas da Comissão do Codex Alimentarius; Programas de pré-requisitos para a implementação do Sistema APPCC (BPF/PPR);

Requisitos: Princípios do código de prática da Comissão do Codex Alimentarius ‘Recommended International Code of Practice General Principles of Food Hygiene’,  5 (cinco) Etapas preliminares, 7 (sete) Princípios;  Como estabelecer, implementar e manter o Sistema APPCC em um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos;  Atividades práticas para exercício dos conceitos abordados

15. Microbiologia de Alimentos (*)

Carga Horária: 12 horas

Conteúdo Programático:

Microrganismos de importância em alimentos: Bactérias, fungos leveduras, vírus, parasitos,  Micotoxinas  e medidas preventivas e de controle, Fatores do Alimento e do ambiente que influenciam na multiplicação microbiana: pH, atividade de água, conteúdo de nutrientes. Microbiota do alimento, temperatura, umidade relativa, presença de gases no meio. Deterioração microbiana de alimentos, Microrganismos patogênicos veiculadores de doenças de origem alimentar.

 

Contate

Enga. Isabela Ferrari, Msc.

BEST – PROCESS, SAFETY & QUALITY

Rua Marechal Lott, 119 – Santa Felicidade

email: Best.Isabela.Ferrari@gmail.com e/ou isa.m.ferrari@gmail.com

skype: Best.Isabela.Ferrari e/ou isabela.ferrari.business

Fones: (41) 3049-4780 e cel (41) 9622-9190

Última atualização em Dom, 29 de Setembro de 2013 21:17
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!