Início Notícias Resolução sobre o transporte de animais de produção ou interesse econômico, esporte, lazer e exposição.
Resolução sobre o transporte de animais de produção ou interesse econômico, esporte, lazer e exposição. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Ter, 25 de Julho de 2017 16:51

Foram publicadas novas regras para o transporte de animais vivos (clique para integra do documento). Estas foram concebidas na premissa de que o bem-estar animal possui forte relação as condições do ambiente físico e social, como distância percorrida, tipo e condições dos veículos, condução do veículo, densidade e composição do grupo de animais. Seguindo esta premissa, após o 1º de julho de 2019 todos os veículos de transporte de animais vivos fabricados devem atender a requisitos voltados para o bem-estar animal. Caso sejam descumpridos os requisitos, poderá ser imposta multa baseada na Lei 9605, 1998, de crimes ambientais.

transporte

Há diversos novos requisitos, todos focando a segurança e bem-estar do animal. Por exemplo, nesta legislação já se exige possuir laterais e teto que protejam contra a fuga, a queda e a exposição de partes do corpo dos animais transportados para fora do veículo, ou apresentar superfícies de contato sem proeminências e elementos pontiagudos que possam ocasionar contusões ou ferimentos nos animais transportados e, permitir a circulação de ar em todo o seu interior garantindo a ventilação necessária para o bem-estar animal. Obviamente, o veículo deve ser adaptado à espécie animal que deverá ser transportada. Mantendo a capacidade e dimensionamento adequado, sendo que a lotação de animais deve estar de acordo com as recomendações específicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Haverá este período de adequação, para que as empresas possam cumprir rigorosamente tais preceitos.

 

O bem-estar animal tem sido uma demanda de muitos consumidores. Hoje, grandes cadeias do setor agroalimentar, já estão adotando políticas e práticas que garantam que os animais tenham sido criados, durante toda sua vida, sob preceitos de bem-estar. Fazem isto, pois já perceberam que seus clientes estão buscando informações sobre a origem e qualidade dos alimentos. A União Europeia dá grande importância à preservação da saúde animal. Afinal, para os alimentos serem seguros, os animais de que provêm devem ser saudáveis. O bem-estar possui uma relação direta com a sanidade dos animais, e, consequentemente, com os alimentos de origem animal consumidos por seus cidadãos.

 

A União Europeia adotou como política que os animais não devem ser sujeitos a dor ou sofrimento evitáveis. Os estudos realizados mostram que os animais são mais saudáveis e permitem produzir alimentos de melhor qualidade se forem bem tratados e puderem manifestar os seus comportamentos naturais. O stress físico que advém de serem criados, transportados ou abatidos em más condições pode afetar não só a saúde dos animais como também a qualidade da carne.

Última atualização em Qua, 30 de Agosto de 2017 15:01
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!