Início Notícias
The News
Tuberculose ainda é um problema no campo. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Dom, 16 de Dezembro de 2018 10:02

Periodicamente há notícias sobre abate de muitos animais, de um mesmo rebanho, por conta estarem acometidos por tuberculose. A tuberculose bovina (TB) é uma zoonose causada por uma bactéria Mycobacterium bovis, apresenta sérios riscos tanto à saúde pública humana quanto à veterinária, em especial em indivíduos convalescentes ou imunodebilitados, pela susceptibilidade do homem ao agente, além de ocasionar impactos à produtividade dos rebanhos (diminuição da produção de leite e da vida produtiva, maiores custos de reposição, diminuição da taxa de conversão alimentar e taxa de fertilidade das fêmeas) e, também, por perdas devido a condenações parciais ou totais das carcaças em matadouros e, ainda, a restrição ao comércio internacional de produtos oriundos de propriedades, e até regiões, onde foram registrados focos da doença.

 

Estima-se que o animal com tuberculose perca de 10% a 25% de sua eficiência reprodutiva além da perda de prestígio e credibilidade da unidade de criação onde a doença é constatada.

vacas_ronald

São impactantes as perdas econômicas com baixa na produtividade dos rebanhos e a condenação de carcaças, em matadouros, devido à tuberculose, uma vez que os animais não podem ser tratados e devem ser descartados em abates sanitários. A doença tem impacto econômico e social para a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, além de ser uma zoonose de ampla distribuição.

 

A doença acomete a população de muitos países, principalmente os menos desenvolvidos. Trabalhos realizados na Nigéria indicam que a ingestão de carne contaminada como responsável por cerca de 45% dos casos de tuberculose em humanos. Com relação à América Latina, há pesquisas que estimam que cerca de 8% dos casos de tuberculose humana sejam causados pela tuberculose zoonótica.

Última atualização em Dom, 16 de Dezembro de 2018 10:14
Leia mais...
 
Legislação de produtos com indicação geográfica poderá ser revista PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Sáb, 30 de Junho de 2018 12:25

 

O registro de IG, de responsabilidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é concedido a produtos ou serviços cujos nomes geográficos tenham se tornado conhecidos por sua história, reputação ou qualidades conferidas exclusiva ou essencialmente pelo meio geográfico. É um reconhecimento de reputação e notoriedade, valor histórico-cultural, identidade territorial que os distingue em relação a similares disponíveis no mercado. Esses produtos ou serviços apresentam tipicidade, pois a combinação de fatores de produção, naturais e humanos (saber-fazer) são ancorados no território (terroir), o que os torna únicos.

INPI_Witmarsum

Leia mais

Última atualização em Sáb, 30 de Junho de 2018 12:31
 
Conselheira do CCAS assume Superintendência Técnico Administrativo da ABCBRH PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Dom, 04 de Março de 2018 10:32

Roberta Züge, médica veterinária e diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável, assumiu neste mês o cargo de Superintendente Técnico Administrativo da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

 

Entre as principais funções, Roberta conduzirá a sistematização de processos, criando manuais e procedimentos que poderão permitir a rastreabilidade das ações e a repetibilidade, mesmo com as alternâncias de gestores. Todo o processo focará a transparência nas ações, desde as questões técnicas até as administrativas.

Última atualização em Dom, 16 de Dezembro de 2018 10:15
Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 121.
CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!